segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Quando o bebê começa a comer com talheres? Quando o bebê começa a comer com talheres?


Idade certa para os talheres




A vida  dos bebês é repleta de evoluções e aprendizados. Após a introdução de outros alimentos na dieta do bebê, e não somente o leite materno, o que ocorreu a partir dos seis meses de idade, agora é a vez do pequeno aprender a comer sozinho e utilizar talheres. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre este momento:
O processo
Antes de começar a usar os talheres, o bebê vai começar a comer sozinho usando as mãos. Isso mesmo. A partir dos oito meses de idade a criança adquire mais coordenação motora. Suas habilidades se desenvolvem ainda mais quando o prato oferecido a estimula por meio de cheiros, sabores, cores e formas. A introdução de alimentos atrativos deixa a criança curiosa para experimentar.
Quando a criança  começa a utilizar as mãos para comer, preste atenção para o fato de que ela vai conseguir segurar o alimento sem esmagá-lo. Comece oferecendo alimentos firmes como biscoitos, pedaços de maçã e banana. Os pais devem ter paciência com a possível sujeira que o pequeno vai fazer. Esta fase é muito importante para o crescimento do bebê.
Os bebês vão de fato começar a comer com os talheres por volta de um ano e meio de idade. Lembre-se, porém, de que isso pode variar de criança para criança. No início os pais devem oferecer talheres infantis, que são menores e feitos de plástico ou silicone para evitar acidentes. De maneira geral, os pais vão perceber quando os filhos já possuem mais firmeza e coordenação nas mãos. As crianças vão dar sinais de que estão prontas para começar as tentativas. Elas vão, por exemplo, querer segurar o talher enquanto os adultos as alimentam.

Brincadeiras com a comida
Aprendendo a manipular sozinho os alimentos, é bem possível que o bebê queira brincar com a comida. Os pais não precisam ficar bravos. Cada nova descoberta é uma delícia nesta idade. Colocar o babador ajuda bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário