segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sintomas da gravidez de gêmeos



Sintomas da gravidez de gêmeos



É natural que a gestante deseje saber se carrega um ou mais bebês.
Especialmente quando há uma gravidez prévia e a gestante efetua comparações que indicam uma desproporção no tamanho abdominal ou no ganho de peso, a gestante pode tornar-se ansiosa para saber se terá gêmeos ou não. Embora variem largamente de mulher para mulher, alguns dos sinais mais comuns e sintomas de gravidez múltipla são: 
 Ganho de peso maior e mais rápido
Ganho de peso de até 5 quilos no primeiro trimestre podem resultar do  volume de sangue crescente e do aumento do tamanho uterino. Ao final do segundo trimestre, porém, a maioria das gestantes de gêmeos ganha de 7 a 9 quilos.
Rápido crescimento abdominal

Para acomodar dois bebês, o utero certamente tem que crescer mais. Outras possíveis causas de um maior crescimento uterino são: a) erro no cálculo do tempo de gravidez, b) excesso de líquido amniótico, ou c) presença de fibróide uterino.  É preciso ter em conta, porém, que a maioria das mulheres desenvolve uma barriga maior e mais cedo em segundas e terceiras gravidezes porque os tecidos do corpo foram devidamente “laceados” pela gravidez prévia.


Indisposição matinal severa 

Mais da metade de gestantes de gêmeos tem náusea e enjôos severos, em função da drástica alteração hormonal que elas sofrem.
 

Movimento fetal mais cedo na gravidez
Embora não haja comprovação médica, muitas mães de gêmeos relatam terem sentido movimento fetal maior, mais intenso e mais cedo na gravidez. 

 Resultados anormalmente altos para um teste de AFP

Para muitas mães que não experimentam nenhum outro sintoma extraordinário, a primeira coisa que eleva suspeitas de gravidez múltipla é o resultado dos testes de AFP. Esse teste mede uma proteína segregada pelo fígado fetal. Mais de um bebê, consequentemente, produzirá um nível alto da proteína no sangue da mãe. Já que o resultado alto também pode sugerir anormalidades de um único bebê, o médico provavelmente programará um ultra-som para determinar a situação da gravidez.

Fadiga extrema 
Se um bebê retira nutrientes e oxigênio do metabolismo materno, dois ou mais retiram bem mais. Como regra geral, todos os sintomas e desconfortos da gestante são intensificados na gravidez de gêmeos, assim como todas as cautelas. Dentre todos os sintomas, a fadiga provavelmente é a reclamação mais comum de gestantes de múltiplos.

Retenção de líquido

Gestantes de gêmeos retêm mais líquido que gestantes comuns. 
Predisposição para ter gêmeos.

Há vários fatores que fazem uma mulher mais propensa a ter gêmeos, tais como: gêmeos na família da mãe, idade avançada, o uso de drogas de fertilidade para estimular ovulação, e fertilização em vitro (proveta). É preciso notar, contudo, que o único método 100% seguro para determinar se a gravidez é de gêmeos é o ultra-som. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário